segunda-feira, 10 de junho de 2013

Birras e manias...

Bem todo mundo sabe que educar um filho não é uma tarefa nada fácil, então o que fazer quando o seu pequeno tem ataque de raiva, birras e manias que simplesmente te irritam ou não deveriam existir?
Pois bem tenho passado por isso, a Isadora está na fase de espernear, gritar, bater, morder, enfim, está um caos...O problema é que moro ao lado dos avós dela, dai se ela chora demais sempre vem alguém perguntar o que acontece, como se eu tivesse batido ou sei lá o que pensam. Isso torna a situação mais difícil.

Andei lendo uns livros que tem me ajudado nessa questão: "Domando sua Ferinha", de um pediatra Christopher Green, e "Claro que eu te amo, agora vá para seu quarto", olha são ótimas, me tiraram muitas dúvidas então vou compartilhar um pouquinho da metodologia que adotei pra tentar por um limite na Isa.

Ela estava com um costume que eu ODEIO, bater no rosto das pessoas, seja brincando, ou quando está nervosa, isso me deixa constrangida pois as vezes estamos com visitas ou ate mesmo em locais públicos e de repente ela acerta um certeiro tapa no meu rosto, ou do pai dela ou de alguém que a pega no colo. Isso é extremamente feio, nunca achei engraçadinho ou fofo, crianças devem respeitar sim os mais velhos e bater no rosto de alguém é uma tremenda falta de respeito. O QUE FAZER: já me descontrolei algumas vezes, gritei, briguei mais nada resolvia, ela queria bater mais quando eu chamava atenção dela, e era ai que eu errava, ela queria atenção, e obtinha mesmo que fosse em forma de briga. Depois de ler domando sua ferinha resolvi mudar de tática, olho nos olhos dela e digo firme como não gostei do que ela fez, e a ignoro, acreditem é difícil vc ignorar seu filho quando ele chora, mais pelo menos finja que ignora, resolve, ela aprendeu que ao me bater ao invés de ganhar atenção ela perde. Não adianta chorar, gritar ou bater, eu a ignoro e saio de perto.

Mais ontem de manha ela ultrapassou os limites e deu um tapa de estralar no meu rosto, ai fui pra outra metodologia, a do tapinha, não aguentei, me arrependi mais mesmo assim não voltei atras, ela não chorou mais percebeu que me bater não resolve, o pai dela me apoiou e não adulou ela ou coisa do tipo, pois nessas horas os pais deve estar em sintonia e aceitar a decisão do outro mesmo que pareça errada, se não concordar, devem conversar depois a sós longe da criança.

Outra coisa que me irrita e me chateia são birras do tipo se jogar no chão, e uso a estratégia de ignorar, ela chora quando tem publico, já reparei nisso, se não tiver ninguém pra assistir show de manha ela para, mais pra mudar isso é preciso começar em casa, imagina se vc ignorar seu filho no meio do mercado, no mínimo vão chamar o conselho tutelar pra você. Então comece a ignorar em casa, e vá aos poucos fazendo seu filho entender que a melhor maneira dele se expressar é com calma e não se jogando no chão, batendo a cabeça na parede ou puxando os próprios cabelos.

Bem quando ela me morde eu mordo ela, ela fez isso uma vez, vcs podem até me char meio terrorista mais funcionou, claro que não machuquei ela só mostrei como doía, o mesmo vale pra puxões de cabelo, quando ela pucha o meu falo pra ela puxar o dela, dai ela puxa, vê que dói e para de puxar o meu...

Bem com o passar do tempo cada uma descobre o que é melhor para o seu filho, mas ter uma luz sobre o caminho que devemos seguir e sempre bom, sou a favor da palmada pra educar, jamais espancar, machucar uma criança, até por que uma palmada não mata, mais cuidado pra não bater na hora da raiva, se arrepende ou até mesmo exagerar descontando no pequeno suas frustrações, pois na maioria das vezes é o que acontece.
Bom a capa dos livros pra quem quiser comprar.
Bjos até o próximo post.

2 comentários:

  1. É complicado mesmo essas birrinhas!
    Mas vc disse certo...eles querem atenção...
    O priminho do meu marido tem 3 anos,e mania de gritar e xingar....a diferença é que a mãe dele fica adulando então ele só piora!
    Se vc e seu marido continuarem unidos e não tirarem a autoridade um do outro isso logo passa,é fase!
    Vou ver se compro os livros pra ir me preparando rs!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, adular não resolve, o que vc não ensina pro seu filho com amor a vida ensina com dor infelizmente, olha os livros são ótimos e não são caros não, esse Domando sua ferinha tem pra bebes, crianças de dois a cinco anos e de cinco pra cima...
      O importante é realmente nenhum tirar a autoridade do outro, mesmo que não concorde, jamais devem brigar na frente dos filhos, essa história que criança não entende eu acreditava até ter minha filha, eles entendem muito mais do que imaginamos. No livro claro que eu te amo agora vá para o seu quarto fala sobre o triangulo de intriga que uma criança é capaz de gerar, ainda não terminei de ler mais vou fazer um post sobre ele.

      Excluir