segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Terrible Twos

Bom dia, semana de natal, faz tempo que não escrevo, ando bem corrida com o novo trabalho, casa, faculdade e agora a fase do "TERRIBLE TWOS" ( sim em maiusculas gritantes, pois é a forma de expressar meu desespero).
 
Eu já havia escrito sobre acessos de birra, eu achava que aquela situação fosse desesperadora, pois eu nem sabia o que estava por vim. Já tinha ouvido falar sobre a fase do terrible two, mas havia me esquecido completamente, quando fui desabafar no grupo do face uma amiga comentou sobre essa fase, despertou meu interesse resolvi pesquisar sobre está fase que tem tirado meu sono literalmente...
 
O que vem acontecendo é que a Isadora tem se tornado uma bomba relógio, que explode sem avisos, em qualquer lugar, e suas explosões são acompanhadas de um choro sem fim e extremamente irritante, porque quem é mãe sabe como o choro de uma criança pode ser irrtante (mesmo sendo seu filho),  choro esse que deixa ela sem ar ou faz com que ela tenha ancia, ela bate na cabeça, puxa os cabelos, esperneia, se joga, quer beliscar ou bater em quem chega perto.
 
Eu e o pai dela estamos passando realmente por maus bocados, lembrando que moro ao lado da minha sogra, e isso pode potencializar os estragos: imagine uma crinça gritando pois você negou algo para ela, você tenta explicar pro pequeno ser porque ela não pode ter aquilo e essa explicação só faz com que o serzinho grite mais ainda, chegando ao ponto dos maisavós virem socorrer a crinça, mas ela não precisava de socorro, ela precisa de controle, e eu não tenho conseguido lidar com essa situação, que está desgastando as relações entre mim e meu sogro (mas voltando aso terrible two).
 
Depois do comentário da Clarissa resolvi pesquisar sobre essa fase, e vi em todos os relatos minha situção descrita fielmente, essa fase é como uma "adolescência" do bebê, quando ele descobre que tem vontades e que "não" precisa obedecer o que os pais falam, a boa noticia é que ela passa, próximo dos três anos, mas varia muito de crinça pra crinça, então preciso ter muita paciência e ajuda-la a superar esta fase.
 
Vai ser uma tarefa dificil pois nós seres-humanos temos uma paciência finita. Ontem mesmo, antes de descobrir o terrible twos para lidar com um acesso de fúria da pequena botei ela embaixo do chuveiro para não recorrer as palmadas, resolveu, mas não foi uma coisa muito legal de se fazer. Hoje ela conseguiu, tirou minha paciência e do pai dela, e pela primeira vez tomou uma palmada, não foi aquele tapa de estralar, nem de machucar, foi mais um aviso de "estou cheia desses ataques", funcionou mas me senti pessima depois.
 
O jeito vai ser treinar minha paciência, afinal, eu sou a adulta e tenho controle sobre minhas emoções, ela é apenas um bebê que está virando criança e não sabe lidar com suas frustrações nem canalizar isso. Falar assim é extremamente fácil, mas vou me esforçar ao máximo pra que nós atravessemos essa fase juntas.
 
Realmente tem coisas que não vale a pena me estressar, vão haver situações que o melhor vai ser ignorar, outras eu vou ter que decidir e fazer com que ela entenda minha decisão, sei que ela não faz por mau, não é intencional me tirar do sério, mais acontece, o que eu não posso é deixar que isso se torne um ciclo vicioso, ou que ela sempre tenha tudo que quer com esses ataques, pois eles não são a resposta para o que ela precisa. Tem vezes que ela me pede uam coisa, quando eu dou o que ela pede ela grita, joga longe, enfim faz um pampeiro... Vou aprendendo a lidar com isso, minha vontade é de enfiar goela a baixo quando ela faz isso com a comida ( mais uma vez digo, sou humana, é normal pensar assim) mas não o faço.
 
Vamos para as caracteristicas do Terrible Twos:
1- Deixa de comer, ela(e) comia super bem, mas agora deu pra rejeitar a comida, não quer almoçar, eu não obrigo, quando bate aquela fome ela vem pedindo algo, ai eu dou. ( acho este um estress desnecessário)
2- Não sabe o que quer, ela(e) pede algo ei quando vc dá ela(e) não quer, joga longe, ou joga em vc, tentar desviar o foco, falar de outros assuntos pode ajudar.
3- Ela(e) se agride, bate na cabeça, puxa o cabelo, aqui entra o "só tem show quando tem platéia'', obvio que vc não vai deixar que ela se exponha a riscos, mas se ela(e) estiver batendo a cabeça coloque um travesseiro embaixo, mantenha as unhas dela(e) curtas, e tente mostrar outra maneira de extravasar a raiva, a Cris Matos me deu a dica de nós duas batermos em almofadas, pra ela aliviar o sentimento de incapacidade, e também desvia o foco. É muito importante ajudar-los nesses casos.
4- Ela(e) sempre vai te testar, eles querem ver até onde pode ir, e SIM é necessário repetir a mesma recomendação 254788415465641 vezes para que eles finalmente entendam, quando vc tiver no seu limite e as 254788415465641 não tiverem funcionado fuja, brincadeira, mude de ambiente e seja feliz...
 
Bom acho que por enquanto é só isso, vou pesquisando e se achar algo mais interessante posto aqui, este link é um dos que eu li sobre os Terible Twos, vale a pena dar uma lida:
 
 
Me despeço desejando um feliz natal, Prospero ano novo e deixando umas fotos da Isa pra vcs!
Um beijo e até o próximo post.

Esse é o momento que a mãe não sabe se grita ou pega a câmera! Rs'
Essa é um amoi, assintindo parecendo o bebê mais dócil do mundo! SQÑ HAHAHA
 

Um comentário:

  1. Tô seguindo seu blog.. Segue o meu? http://gravidezaos15.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir